domingo, 1 de setembro de 2013

Saudade

Já faz duas semanas que eu voltei. E sou toda saudades.

França, cadê você?

Não que eu não goste do Brasil (pelo contrário, quem me conhece sabe que sou apaixonada por este nosso país)... Mas a impressão que tenho é que deixei minha casa para trás. Aqui, sinto-me um tanto alienígena, como se não mais pertencesse a estas terras. Meu coração, confuso, me pergunta: mas o que estou fazendo aqui?

Gostei da França muito mais do que eu pudesse imaginar. Gostei das pessoas que conheci, gostei da língua, gostei das coisas que eu vi, gostei da cidade do Edu, gostei dos croissants... Eu esperava me sentir uma estrangeira, mas não foi o que aconteceu. Senti-me estranhamente em casa.

Eu não tinha certeza se eu iria querer ir para a França, morar lá. Mas agora sei que é o que eu mais quero.

Só que eu adotei a França antes que ela me adote. Dada a complicação de se conseguir passar pelo sistema burocrático deles para se conseguir ir para lá, nada é certo ainda.

Os meus planos:

Ago-Dez 2013: Terminar a faculdade por aqui, terminar a monografia, me formar. O diploma não sai antes de março/abril do ano que vem, mas não vou ficar aqui no Brasil de braços cruzados, esperando.
Jan-Fev 2014: Me matricular num curso de francês para universitários. 16 horas semanais, 6 meses, 1000 euros. Barato não é, mas é a melhor solução para voltar pra lá antes de agosto, sem contar que eu melhoro o meu francês, o que não é nada mal.
Mar 2014: Viagem de volta ao Brasil, correndo esbaforida, para assinar e pegar o meu diploma. Porque não dá pra pegar por procuração, muito amor.
Ago 2014: Rezar pro processo do visto dar certo e poder continuar por lá, e me inscrever num mestrado. Supondo que a universidade de lá me queira, é claro.

E, daí pra frente, vou ver o que a vida me reserva.


Isso significa, basicamente, que tenho mais 4 meses de vida por aqui. É meio estranho porque parece uma vida provisória, mas estou determinada. O negócio agora é cruzar os dedos para que tudo vá dar certo, e para que o dinheiro seja suficiente. Vida de estudante não é fácil. *suspiro*

4 comentários:

  1. olá, cheguei aqui seguindo seu comentário num outro blog... estou na torcida para que vc consiga concretizar seus planos. Boa sorte! :)

    ResponderExcluir
  2. Espero que de tudo certo :)

    Depois que a gente sai do Brasil, è dificil mesmo voltar. Eu costumo dizer que quem mora fora do Brasil uma vez, nunca mais serà inteiro de novo. A gente fica assim, pela metade. Se està no Brasil, sente falta do exterior, se està no exterior sente falta do Brasil. A gente nao consegue mais ser completo.

    Mas eu tambem nao conseguiria mais viver no Brasil, mesmo amando-o desesperadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gisa! :D
      É muito verdade o que você disse. Há 5 anos, eu fui para os Estados Unidos e fiquei lá por um ano. Quando voltei pro Brasil, minha única ideia era pegar a minha trouxinha e voltar correndo para lá! Mas não tive condições. Até hoje me sinto dividida, como se tivesse deixado um pedaço de mim por lá. Mas acho que hoje eu não voltaria lá para morar, não me identifiquei com a cultura.

      Já com a França... sinto que pertenço a aquele lugar. Ao mesmo tempo, amo o Brasil e sei que vão ter coisas que eu vou sentir muita falta! Mas ao mesmo tempo que a nossa alma se divide, nossos horizontes se multiplicam, não é?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...