quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Comprando roupas

Ontem, fui levar o meu menino ao trabalho. Ele trabalha em Roubaix, uma singela cidade ao norte de Lille. Na volta, passeei um pouco pelo centro e encontrei um centro de compras estilo outlet. E as roupas eram extremamente baratas: vi uma camiseta super bonitinha por 5 Euros, não resisti e entrei na loja.

É engraçado como, quando se está em outro país, até uma coisa simples e óbvia como experimentar roupas pode ser um desafio. A loja que eu visitei era uma pequena loja de departamento, daquelas em que ninguém te ajuda a escolher as roupas. E, na hora de experimentar, eu não sabia a quem pedir. Assumi o óbvio - que não precisava pedir a ninguém - e simplesmente entrei em uma cabine. Fiz o certo, ufa.

Mas e aí, e para devolver as roupas que eu não queria? Não teve saída, tive que perguntar a alguém. Nos primeiros dias, eu tentava evitar ao máximo usar meu francês, porque sempre acabo ficando com vergonha e me atrapalhando. Mas, no mais, eu consegui me exprimir e entender o que o vendedor falava. Primeiro contato com um francês bem-sucedido!

- Ahn, desculpe-me... onde eu ponho essas roupas? Porque eu não sou daqui e eu não sei se eu as deixo lá dentro ou se eu as... ahn [me atrapalhei] recoloco...?
- Você as coloca aqui do lado [mostrou um cabidal perto do caixa], que depois os caixas as recolhem, não há problema!
- Ah, tá certo, muito obrigada!
- Você vem de onde? Da Itália?
- Não, do Brasil.
- :o

Haha, os franceses acham que eu sou italiana, os alemães acham que eu sou francesa. Divirto-me demais com essas assunções. E ele ainda cumprimentou o meu francês, disse que era muito bom. :o

Uma coisa que acho muito legal dos franceses é o ritual deles no fim das compras e ao sair de uma loja:

- 35 Euros. (cliente entrega o dinheiro) 
- S'il vous plaît. (caixa entrega o troco)
- Merci beaucoup.
- Bonne journée !
- Merci, à vous aussi !
- Au revoir.
- Au revoir.

Acho muito legal isso de desejar um bom dia a todo mundo, toda hora, ao dizer olá (bonjour) e ao se despedir (bonne journée). Eu adoro esse momento final da compra, sempre me empolgo com a ideia de desejar bom dia para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...